Resenha: Silêncio dos Inocentes - Thomas Harris



Oi amorzinhos,

Hoje o livro que trago foi que queria  muito tempo ler deste que o filme foi baseado nele, na verdade deste que descobri que os filmes foram baseado em livros. Normalmente quando se tratar de livros de suspense leio pouquíssimo mas amo os filmes e não puder resistir. Principalmente meu franquinho por um bom Thriller psicológico e meu amor por Hannibal Lecter, que dizer Dr. Lecter.

O livro também cumprir parte obrigatória do meu Desafio literário 2016 de janeiro mesmo sendo sua resenha somente postada agora em Fevereiro, foi também minha #11/100 do meu Desafio de ler 100 livros do Blog da Cauo.

titulo: Silêncio dos Inocentes
Autor: Thomas Harris
#2 da série Hannibal Lecter
318 paginas
Editora Record


Nota: 4,25/5

Sinopse:Cinco mulheres são brutalmente assassinadas em diferentes localidades dos Estados Unidos. Para chegar até o sanguinário assassino, uma jovem treinada pelo FBI entrevista o Dr. Hannibal Lecter, um brilhante psiquiatra, cuja mente está perigosamente voltada para o crime. Ao seguir as pistas apontadas por Lecter, a jovem se vê envolvida numa teia mortífera e surpreendente. Uma novela policial arrepiante, escrita pelo célebre autor de Domingo Negro. 


Um livro verdadeira fascinante que apesar de ser muito envolvente dever ser lido com bastante calma. Não nego que Tive uma dificuldade em me enrendar na história mas depois da pagina 100 não puder mais para.

Dr. Lecter é um personagem complexo e brilhante que vermos somente uma nuance dele neste contexto, muito mais aprofundado que no primeiro romance, Dragão Vermelho. Mostramos suas educação refinada e sua genialidade e sorrimos ironicamente vendo ele brincar com o FBI, principalmente Clarice. Ela é outra personagem que é a protagonista do livro junto com Lecter, ela é uma nuance de contradições que tenta ser uma pessoa justo e em busca de justiça que teve um começo difícil.

A relação dela com o Dr. lecter é bastante complexa como olhamos ele de maneira diferentes, como pelo ponto de vista dela que esta ali por uma missão simples que no fundo se torna complicado quando Lecter diz lhe fazer um favor que não se tratar mais de um plano que saberemos no final do livro. Fora os encontros de ambos é bastante interessante ver como a mente daquele que foi um psiquiatra brilhante e agora um série killer condenado. que estar em uma instituição mental. Mas há todo um contexto de cortesia entre Lecter e Clarice, fora que mesmo quando ela tentar engana-lo ainda há essa certo fascínio que ele tem por ela, você praticamente por provar ele através das palavras.

Fora a relação através de conversa do Dr.Lecter e Miss Starling é simplesmente fascinante de ser ler ao desenrolar do livro, porque são somente conversas a relação deles, se posso chamar de relação. 

Porém além disso em subtrama temos a buscar por um série killer, Bufallo Bill que sequestra e matar moças tirando pedaços de suas peles; o mistério policial neste caso foi muito bem desenvolvido dando pequenas pistas e sendo muito bem escrito. 

Temos como dois personagem secundário meio interessantes Jack Crawford e Bufallo Bill, o primeiro sendo interessante ver como ele lida como a morte da esposa e perseguindo um serial killer mas o mais interessantes é que vermos uma vulnerabilizar dele que nos virmos no primeiro livro, mas também vermos como ele tratar Clarice quase como um cachorrinho de estimação o que é sinceramente as vezes meio revoltante. Já 'Bufallo Bill', sendo ele um personagem meio polêmico pelo ano em que o livro foi lançado em 1980, trazendo tema como homossexualidade e transsexualidade, mas a maneira em que ele tratar a cachorrinha chamado "preciosa" me dar arrepios. Há uma certa dualidade em seu personagem em como ele tratar a cachorrinha como gente ao mesmo tempo se desligar emocionalmente das jovens que sequestra como coisas. 

Um livro muito bem escrito e valeu cada minuto da leitura dele. Um livro em que a adaptação ao cinema com certeza me deixou satisfeita a leitura do livro simplesmente completou. Aonde história somente me deixou com vontade de ler o terceiro livro da série mas preciso ler algo mais leve depois dessa leitura. Mais apesar de ter amado ele,ainda senti falta de algo mais concreto sobre Lecter e Clarice por isso minha nota. Deixou para vocês o trailer do filme me digam o que acharam se já assistiram ou lerem silêncio dos inocentes, beijos.


2 comentários:

  1. Eu já estou louca pra ler esse livro e essa resenha só me deixou com mais vontade ainda! Hannibal Lecter é um personagem incrível, pelo menos nos livros e no seriado, espero poder ler logo, logo todos os livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e nos filmes também. Eu sou completamente encantada pelo personagem dele, apesar dele ser carnibal. Personagem muito complexo mesmo. Leia não vai se arrepender.

      Excluir