Entrevista com Cristiane Krumenauer

Oi amores,

Hoje temos mais uma entrevista com uma autora nacional, isso mesmo vamos incentivar mais os livros brasileiros. Cristiane Krumenauer é parceira aqui do blog e esta lançando seu novo livro hoje no dia 9 de abril em são paulo e dia 16 de abril em porto alegre para saber mas na pagina dela no facebook. Agora vamos a entrevista....


1. Quem é Cristiane Krumenauer?

Olá, pessoal. Quem eu sou? Bem, sou autora de literatura policial, tais como o Chamas  da Noite (Giostri, 2014), livro inspirado na tragédia ocorrida na Boate Kiss, em Santa  Maria. Também sou autora da série Contos da Namíbia (2015), que é composta por  quatro contos escritos no ano em que vivi na África, todos com uma pitadinha de  suspense, finais surpreendentes e com a poeira do deserto como cenário! Este ano,  lanço Atrás do Crime, também pela editora Giostri, com um enredo cheio de ação do início ao fim, desafiando o leitor a desvendar os segredos do crime organizado até a última página. Além disso, sou gaúcha, mestre em Letras, crítica literária, ex-professora de Inglês e Literatura, mãe de um menininho chamado André e esposa de militar (ou assessor literário nos assuntos de investigação policial rsrs).



2. Porque decidiu escrever? O que a inspirou a escrever?

Sempre escrevi e sempre gostei de escrever. Desde a infância. Tenho uma imaginação bastante aguçada, e literatura sempre foi minha paixão. Antes da publicação do livro impresso, possuía um blog, onde postava meus contos, criados a partir de histórias pessoais contadas por meus alunos. Eles adoravam ver a história da própria vida sendo transformada em ficção, passavam a se ver como protagonistas e compartilhavam os contos com os amigos e família. Depois que me tornei mãe, decidi que me dedicaria exclusivamente à escrita. Literatura é uma arte - uma arte que torna a realidade mais aprazível e que, ainda por cima, enriquece o leitor intelectualmente e espiritualmente.

3. O que te inspirou a escrever Atrás do Crime?

Quando meu esposo fez mestrado, ele decidiu aprofundar um assunto que começou a estudar em 2010: crimes transnacionais e segurança na fronteira. Com a iniciativa do governo de unir as forças de segurança para proteger o país, o tema deu origem à tese de mestrado dele; e eu, que sempre o acompanho e também me interesso por esses assuntos, achei que tudo daria um ótimo pano de fundo para um romance policial. Não que os personagens sejam verdadeiros! Tanto o Mestre da Logística das Drogas quanto o agente federal Giorgio são fictícios. Ainda assim, o livro traz uma ligação irrecusável com o real.

4. Como foi o processo de criação do livro Atrás do Crime?

Foi um processo com muita pesquisa e um constante pôr-me no lugar dos personagens.De um lado, o traficante usa estratégias quase infalíveis para trazer a droga da fronteira e abastecer São Paulo, sem nunca ser pego pela polícia. As estratégias do criminoso são inteligentes, planejadas do início ao fim e ele conta com um grupo eficiente e bem-treinado, que o auxilia na logística das drogas. Eu tive que pesquisar muito para criar essas estratégias e me pôr no lugar de um traficante. Eu me perguntava: “Certo, preciso trazer 500Kg de cocaína da Colômbia para São Paulo. Como faço isso sem que a fiscalização me pegue?”.

Por outro lado, também tive que me vestir de agente federal. Giorgio é um policial federal incorruptível, que leva muito a sério o seu trabalho e está sujeito a pagar com a própria vida por sua ousadia em tentar desbaratar a quadrilha. Eu me perguntava o tempo todo: “Como alguém conseguiria descobrir a trajetória da droga? Há denúncias? Há radares aéreos? Há fiscalização fluvial no Norte? Nas rodovias?”  E o agravante em meio a isso tudo é a existência de uma mulher de olhos verdes, atraente, irresistível – por quem o coração do Mestre da Logística das Drogas palpita violentamente! Esta personagem é responsável pela vida ou morte de muita gente. Por isso, é ela que aparece na capa, com a imagem um pouco desfocada, simbolizando o mistério que existe em torno dela.

5. Além de Atrás do Crime tem outras obras? Quais? Novos projetos?

Bem, tem o livro Chamas da Noite e a série Contos da Namíbia, como mencionei anteriormente. Tenho, certamente, novos projetos, também literatura policial, mas com um estilo diferente: um suspense psicológico. Nesse livro, há um assassino psicopata que se baseia num diário bicentenário para torturar e matar suas vítimas, tal como se dava com os escravos na região cafeeira do Vale do Paraíba. O livro está quase prontomas ficará guardado, esperando a hora certa de chegar aos leitores. Não tenho pressa, quero que o livro fique perfeito e enriqueça a literatura policial brasileira!

6. Um recado para as leitoras do blog.

Queridos leitores do blog, tomara que vocês gostem do meu trabalho. A produção literária no
Brasil é muito difícil, e o caminho é árduo. De toda forma, há muita paixão e dedicação envolvida e tudo que se faz com amor, profissionalismo e persistência vale a pena. Espero poder entreter os dias dos brasileiros com meus livros e contribuir com a literatura nacional.

Aproveito também para agradecer a Lis pela oportunidade de apresentar meu trabalho no blog e pelo carisma para com os autores do Brasil. Um beijo grande e fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário